Laboratório do Núcleo de Logística em Transportes

Estudantes da Ufes representam o estado em desafio nacional de startups

Alunos de engenharia civil da UFES voltam da aceleração de startups da multinacional Renault a mil por hora com o iDeliver, startup de logística urbana que busca resolver o problema de mobilidade de mercadorias por meio da tecnologia, conectando empresas que desejam entregar algo a uma rede de pessoas dispostas a transporta-las em troca de um valor financeiro.

O Renault Experience é um programa de fomento ao empreendedorismo que estimula estudantes universitários a desenvolverem projetos na área de mobilidade. Na primeira das 3 fases, Ideathon, mais de 1500 alunos de todo o Brasil inscreveram cerca de 400 ideias que passaram por uma seleção, na qual 30 delas foram aprovadas para a segunda etapa, Business Lab. Nesta etapa as equipes receberam mentoria e estruturaram a empresa conforme uma metodologia usada no MIT, baseada no livro “Empreendedorismo disciplinado” de Bill Aulet. Novamente as equipes foram filtradas, sendo determinada as 3 vencedoras que foram para a fase de aceleração.

“O que mais me surpreendeu foi que, para entender melhor a necessidade dos motoboys, a equipe mesmo rodou a cidade fazendo entregas e vivenciando a rotina deles. Quando se vê uma equipe botando a mão na massa dessa forma, você pode saber que vão longe. E estão indo” disse Carlos Sila, professor de empreendedorismo da PUCPR e doutor em inteligência artificial, mentor da equipe na segunda fase do processo.

Com o projeto bem consistente, o time iDeliver obteve uma das 3 vagas para a aceleração Renault, etapa presencial, na qual a equipe foi para Curitiba ficar em imersão trabalhando na aceleradora Hotmilk, participando de atividades e dinâmicas, recebendo mentorias e fazendo networking com empresários e consultores das mais diversas áreas compartilhando seus conhecimentos e experiências. Além disso, a programação contou também com apresentação do projeto para o comitê de direção da Renault do Brasil e para banca de investidores para prospecção de investimentos.

Hoje, após toda essa vivência no programa, que propiciou a capacitação dos integrantes e a alavancagem da Startup, o iDeliver começa seus primeiros testes com a plataforma web, aplicativo e sistema de pagamentos integrado, prosseguindo com o ciclo de feedback – construir, medir, aprender, na iminência de lançar seu produto ao público.

Segundo Luciano Guttierrez, um dos integrantes, o objetivo agora é mudar a realidade da logística urbana e do serviço de delivery capixaba, e está muito confiante após o aporte financeiro feito pela Renault e o projeto piloto com o centro de distribuição da multinacional em desenvolvimento.

O projeto é fruto de uma pesquisa de iniciação científica coordenado pela profª Drª Marta Cruz, da engenharia de produção, e o seu aluno de pesquisa Miguel Carvalho, do curso de engenharia civil.

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.