-A A +A
Laboratório do Núcleo de Logística em Transportes

Projetos em andamento

2016 - Atual Modelos avançados de simulação e otimização para sistemas de transportes
  Descrição: As pesquisas que são tratadas neste projeto de pesquisa são as seguintes: 1 - Modelagem de simulação da malha ferroviária da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Buscam-se desenvolver ferramentas úteis para a tomada de decisões em ferrovias. Outra nova frente de pesquisa deste projeto é a análise da eficiência energética em ferrovias. 2 - Análise da estabilidade de indicadores de desempenho em modelo de simulação de uma cadeia de suprimentos utilizando aplicativo otimizador. 3 - Redução da incompatibilidade de rotas na descarga de minério de ferro no Porto de Tubarão. 4 - Modelo de otimização para apoio da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga. 5 - Análise da eficiência no dimensionamento da capacidade e do sistema portuário. 6 - Determinação de índice de qualidade de tráfego: uso da metodologia Delphi para interseções de vias urbanas.. 
  Integrantes: Marta Monteiro da Costa Cruz - Coordenador.
  Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Bolsa de pesquisa.

 

2015 - Atual Projetos de redes logísticas para postergação de tempo: Análise de Modelos Matemáticos e Métodos de Solução
  Descrição: O projeto de uma rede logística é uma decisão complexa muito importante no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos. Este projeto toma características ainda mais complexas quando se deseja reduzir os custos de distribuição dos bens e aumentar os níveis de serviço oferecidos aos clientes. Os modelos matemáticos atualmente estudados na literatura consideram alguns participantes do projeto de rede logística, como as fábricas, os centros de distribuição, os varejistas, os centros de recuperação, de descarte, de triagem, de distribuição do varejista e de assistência técnica. Entretanto, em problemas reais podem existir outros atores e fatores que não devem ser relevados no projeto. Esses novos fatores possuem fluxos próprios, aumentando a complexidade de uma rede logística. Dessa maneira, este projeto tem como objetivo estudar o uso da modelagem matemática e outras técnicas para auxiliar no projeto de redes logísticas reais e com a postergação do tempo na cadeia de suprimentos.. 
  Integrantes: Patrícia Alcântara Cardoso - Coordenador / Elimar Fardin Lorenzon - Integrante / Patricia Curbani - Integrante / Marcos Wagner Jesus Servare Junior - Integrante.

 

2015 - Atual Estudos de Localização de Centros de Distribuição
  Descrição: Esta pesquisa foi motivada pela importância da avaliação da localização de Centros de Distribuição em Projetos de Rede Logística como meio de melhoria do nível de serviço para o cliente final, sobretudo no que diz respeito ao tempo de entrega e custo final do produto. Sendo assim, a pesquisa visa avaliar a bibliografia existente sobre o tema proposto e as bases metodológicas que sirvam de benchmark para o desenvolvimento de um modelo próprio de avaliação de localização de Centro de Distribuição.. 
  Integrantes: Patrícia Alcântara Cardoso - Coordenador / Camila Gomes Favoreto - Integrante / Nayana Almeida Alves Martins - Integrante / Vitor Poubel Timm do Carmo - Integrante.

 

2014 - Atual

Análise da eficiência no dimensionamento da capacidade portuária 
 

Descrição:  A análise da eficiência portuária é um tema que vem sendo amplamente estudados em todos os portos mundiais, pois atinge diretamente o equilíbrio econômico dos países. O desenvolvimento dos sistemas portuários mundiais possui características estão em diferentes estágios de desenvolvimento, pois agregam não só fatores tecnológicos, como também das políticas dos países quanto ao desenvolvimento portuário. A diversidade de fatores que atuam em qualquer sistema portuário proporciona um vasto campo de pesquisa e análises quanto ao desempenho e eficácia de um porto. Por outro lado, esta mesma diversidade implica que diversas análises, utilizando diferentes métodos, podem gerar interpretações completamente divergentes. As análises comparativas entre portos, e medidas de desempenho portuários são uma forma de avaliar os riscos em investimentos de alto custo e de longo tempo de retorno financeiro, portanto dependendo da forma como são realizadas estas análises, um porto pode ter seu aporte de capital comprometido ou as políticas públicas de investimento portuário podem privilegiar um porto em relação a outro. Propomos então desenvolver neste projeto uma análise de eficiência do desempenho portuário, utilizando a análise de envoltória de dados (DEA) que atenda aos critérios de produtividade e de políticas regulamentares do setor. As hipóteses a serem verificadas são a adequabilidade dos indicares utilizadas para a aplicação no DEA e como as políticas públicas, com a nova Lei dos Portos vão influir no desempenho portuário. Como resultado deste projeto será desenvolvida a metodológica de aplicação do DEA, levando em conta principalmente a relevância das escolhas das variáveis de produtividade e de regulação. 

 

Integrantes: Marta Monteiro da Costa Cruz - Coordenador / Marco Antonio Farah Caldas - Integrante.

  Financiador(es): Instituto de transporte e logística - Bolsa

 

 

2014 - Atual Análise da eficiência no dimensionamento da capacidade portuária
  Descrição: A análise da eficiência portuária é um tema que vem sendo amplamente estudados em todos os portos mundiais, pois atinge diretamente o equilíbrio econômico dos países. O desenvolvimento dos sistemas portuários mundiais possui características estão em diferentes estágios de desenvolvimento, pois agregam não só fatores tecnológicos, como também das políticas dos países quanto ao desenvolvimento portuário. A diversidade de fatores que atuam em qualquer sistema portuário proporciona um vasto campo de pesquisa e análises quanto ao desempenho e eficácia de um porto. Por outro lado, esta mesma diversidade implica que diversas análises, utilizando diferentes métodos, podem gerar interpretações completamente divergentes. As análises comparativas entre portos, e medidas de desempenho portuários são uma forma de avaliar os riscos em investimentos de alto custo e de longo tempo de retorno financeiro, portanto dependendo da forma como são realizadas estas análises, um porto pode ter seu aporte de capital comprometido ou as políticas públicas de investimento portuário podem privilegiar um porto em relação a outro. Propomos então desenvolver neste projeto uma análise de eficiência do desempenho portuário, utilizando a análise de envoltória de dados (DEA) que atenda aos critérios de produtividade e de políticas regulamentares do setor. As hipóteses a serem verificadas são a adequabilidade dos indicares utilizadas para a aplicação no DEA e como as políticas públicas, com a nova Lei dos Portos vão influir no desempenho portuário. Como resultado deste projeto será desenvolvida a metodológica de aplicação do DEA, levando em conta principalmente a relevância das escolhas das variáveis de produtividade e de regulação.. 
  Integrantes: Marta Monteiro da Costa Cruz - Coordenador/ Paula Cipriano - mestranda / Elisa Boina - mestranda
  Financiador: Instituto de Transporte e logística - Bolsa.  

 

2014 - Atual Modelo de otimização para apoio da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga.
  Descrição: A administração do transporte é fundamental para a manutenção da competitividade das empresas, visto que o transporte representa cerca de 60% do custo logístico total. Sabe-se também, que o transporte no Brasil é altamente concentrado pelo modo rodoviário e que um dos maiores custos das transportadoras é com o combustível. Dentro desse contexto, este projeto tem como objetivo desenvolver um aplicativo computacional baseado em um modelo, com base nos conceitos de pesquisa operacional, que minimize o custo com combustíveis nas operações do transporte rodoviário de carga e que ajude na tomada de decisão sobre as escolhas das políticas de reabastecimento. Basicamente, este modelo consiste em analisar a variação de preços existentes entre os postos de combustíveis em uma rede rodoviária e, com isso, definir a rota, os locais e as quantidades ideais de abastecimento de forma a reduzir o custo total do consumo de combustível em todo o percurso. Portanto, para auxiliar no desenvolvimento deste modelo, foram levantados os impactos dos custos de combustíveis no transporte rodoviário de carga e os principais trabalhos sobre otimização do custo de combustível existente na literatura. Observou-se que este modelo pode auxiliar na redução de custos das transportadoras e, conseqüentemente, contribuir para o aumento da competitividade das empresas.. 
  Integrantes: Marta Monteiro da Costa Cruz - Coordenador/ Gabriela Lopes de Brito - mestranda
  Financiador(es): CAPES - Bolsa de mestrado.

 

2010 - Atual Sistemas de Transportes
  Descrição: Ao estudar as possibilidades de atendimento da demanda por deslocamentos urbanos ou regionais, o planejador de transportes pode encontra-se diante de vários problemas envolvendo a utilização de sistemas e tecnologias associadas aos diversos modos de transporte. Nos últimos anos, diversos trabalhos têm sido publicados abordando os mais diferentes problemas e aspectos de sistemas de transporte em várias áreas de interesse e com diversos enfoques. Este projeto, dentro da linha de pesquisa de Planejamento e Operação de Transporte, conta com a participação de professores e alunos da área de concentração em transportes do Mestrado em Engenharia Civil e das graduações em Engenharia Civil e de Produção, e está voltado para pesquisas em Sistemas de Transportes, seja urbano ou regional.. 
  Integrantes: Gregório Coelho de Morais Neto - Coordenador / Marta Monteiro da Costa Cruz - Integrante / Patrícia Alcântara Cardoso - Integrante.

 

2006 - Atual Análise de Operações Ferroviárias com o uso de técnicas de Pesquisa Operacional e Simulação
  Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver modelos de otimização e de simulação que auxiliem na tomada de decisões níveis operacionais, táticos e estratégicos de uma ferrovia. Buscam-se desenvolver ferramentas úteis para a tomada de decisões em ferrovias. Outra nova frente de pesquisa deste projeto é a análise da eficiência energética em ferrovias. 
  Integrantes: Marta Monteiro da Costa Cruz - Coordenador / Patrícia Alcântara Cardoso - Integrante / Gregório Coelho de Morais Neto - Integrante / Eric dos Santos Cabral - mestrando / Rowena Vieira - mestranda

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910